1º Congresso

Aprofundamento da democracia operária

Na noite de 19 de julho 1991, abriu-se uma nova fase para os metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Uma fase de aprofundamento da democracia operária no Sindicato e de organização dentro das fábricas, para que cada trabalhador pudesse discutir todos os assuntos que se referiam à categoria e decidir sobre eles.

O Congresso foi aberto com a presença de representantes dos sindicatos dos Plásticos de São Paulo, Químicos de Jacareí e Região, CUT Regional do Vale do Paraíba, PCB, PT de São José dos Campos e do então deputado federal Ernesto Gradella. Participaram do Congresso as organizações sindicais Convergência Socialista Sindical, CUT pela Base, Vertente Socialista e Articulação Sindical.

Durante o Congresso, os delegados presentes se reuniram por fábrica e região para definir uma nova organização nos locais de trabalho. As conclusões dos debates sobre o fortalecimento da organização dos metalúrgicos nos locais de trabalho foi uma das principais resoluções do Congresso.

Além disso, aprovou-se organizar uma batalha sem tréguas na luta contra os planos do então presidente Fernando Collor e do FMI. E, para se contrapor ao projeto neoliberal do governo de recessão e desemprego, defender um plano econômico e político dos trabalhadores.

Os delegados do 1º Congresso também votaram pelo apoio à luta dos trabalhadores de todo o mundo contra os planos dos governos pró-imperialistas e à luta contra os governos burocráticos dos países do Leste Europeu, da China e União Soviética.

O Congresso, que durou três dias, encerrou-se na noite de domingo, dia 21 de julho de 1991. O encerramento aconteceu com a entrega de certificado aos delegados presentes e em clima de festa, além do sentimento de terem dado um passo à frente na organização e luta dos trabalhadores.

Whatsapp

Digite seu número de celular e receba nossas novidades:

Desculpe, problemas ao enviar.

Obrigado pelo seu interesse.

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Santa Branca e Igaratá
Sede: Rua Coronel Moraes, 143, Jardim Matarazzo, São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3946-5333